Educação para o Trânsito

Por meio de sua Divisão de Educação (Died), a Semob-JP oferece um trabalho educativo e de conscientização voltado para toda a população da Capital, desde as crianças em idade escolar.

As ações educativas são realizadas em locais diversos, sendo mais comuns nos corredores principais e avenidas com maior fluxo de tráfego dos bairros.  Nestas atividades, os motoristas e pedestres são abordados pelos agentes e recebem orientações de segurança no trânsito e material educativo.

Escolas, empresas e instituições também podem receber a visita dos agentes de mobilidade para ações educativas. A Died possui um calendário permanente de atividades na Rede Municipal de Ensino e atende a solicitações de outras instituições educativas.

O órgão trabalha com ações voltadas às diversas faixas etárias, levando intervenções lúdicas para transmitir os conhecimentos sobre o trânsito e transformar as crianças em multiplicadores. Empresas públicas e privadas também podem solicitar o serviço para disseminar as práticas positivas entre os funcionários.

Como solicitar?

Para solicitar uma visita dos agentes educadores da Semob-JP na sua escola, empresa ou instituição é preciso fazer uma solicitação através do sistema do portal.

O documento deve conter a data, hora e local para a prestação do serviço, que é gratuito. Escolas precisam informar ainda a faixa etária das crianças e a quantidade de alunos que participarão das atividades. No caso de empresa, é preciso especificar o público alvo e o tema desejado.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo link: Solicite aqui!

 

PROGRAMAS

Eu cuido da paz no trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CBT), nos mostra que existe uma hierarquia de responsabilidades no trânsito, onde veículos de maior porte são responsáveis pelos veículos de menor porte, assim como os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e todos são responsáveis pelos pedestres. Dentro desse cenário observamos a necessidade e importância de se respeitar os limites dos envolvidos no trânsito. O programa Eu cuido da Paz no Trânsito foi desenvolvida com o intuito de apresentar aos condutores e pedestres o dever que temos de cuidar de todos os usuários do trânsito.

CAMPANHAS

Eu respeito à faixa de pedestre

A faixa de pedestre garante a proteção de quem atravessa as vias, evitando acidentes e mantém o transito organizado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), não dar a preferência ao pedestre é considerado uma infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Para além da gentileza, dar passagem ao pedestre é um dever. Ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei. Nossa campanha Eu Respeito à Faixa de Pedestre, tem por objetivo educar e orientar os cidadãos sobre a importância do respeito que os condutores devem ter nas vias com os pedestres.

Sinalizando a sua segurança

Ter atenção ao próximo também é a missão de todos por um transito mais seguro e humanizado. Ao observar carroceiros circulando nas ruas, reduza a velocidade e mantenha distancia. Nossa campanha Sinalizando a sua Segurança tem por objetivo fazer a sinalização das bicicletas e carrocinhas que circulam em nossa cidade como instrumento de trabalho. É uma ação itinerante, onde podemos levar mais segurança para essas pessoas que muitas vezes não tem condições financeiras de arcar com as despesas de sinalização. E assim, por proporcionar mais conhecimento e segurança nas vias.

 

Vagas especiais

As vagas especiais visam dar prioridade as pessoas que tem alguma dificuldade de locomoção, como física ou de visão, bem como, os Autistas, Gestantes, Lactantes, Idosos com mais de 60 anos e Obesos. É uma campanha que orienta os cidadãos sobre o respeito a essas vagas, se não estiver portando a credencial de acordo com cada caso, devem ser multados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

Compartilhando espaços

É uma campanha onde solicitamos aos usuários dos espaços de convivência, mais consciência e empatia. Orientamos que cada um possa fazer uso de seu local para praticar sua atividade física ou de lazer, sem que atrapalhe o outro. Evitando assim acidentes e desavenças entre os mesmos. Diante disso, com a participação da sociedade, através de um bom comportamento, termos mais segurança e um convívio social mais harmônico.

 

Amando o próximo no trânsito

A campanha tem por objetivo reduzir os problemas encontrados nas ruas onde estão localizadas as instituições religiosas, principalmente os estacionamentos irregulares nos horários de celebrações. As equipes, em parceria com as instituições religiosas, abordam os fieis para evitar erros cometidos no contexto de cada templo. Além de abordar as principais infrações em situações normais de trânsito e orientar o respeito que cada um deve ter com o próximo.

 

Agentes Mirins

Este programa é realizado nas escolas municipais em parceria com a SEDEC. Levamos a temática de comportamentos seguro no trânsito para os alunos através de aulas, teatro de bonecos, jogos didáticos e ações educativas de rua no entorno da escola. Nosso objetivo é formar multiplicadores de conduta segura no trânsito em toda comunidade escolar

 

SEMOB nas escolas

Através do SEMOB na Escola, atendemos as demandas solicitadas das escolas publicas e privadas, como também ofertamos semanalmente nossas atividades na rede municipal de ensino. Realizamos atividades de teatro de fantoche e/ou jogos educativos, todos adequados à faixa etária dos alunos e sempre com a temática de segurança no trânsito

 

Palestras educativas

Ofertamos palestras educativas com temas sobre “Direção Defensiva”, “Pilotagem Segura” e “Comportamento Seguro no Trânsito” para empresas e instituições públicas e privadas. Para realização destas palestras é necessário solicitar ao setor de Educação da SEMOB.