A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa promoveu, nesta sexta-feira (24), diversas ações para comemorar o “Dia Municipal da Paz no Trânsito”. Simulações, distribuição de material educativo, atos religiosos, mobilização nas redes sociais e uma carreata levaram a mensagem “Eu Quero Paz no Trânsito”.
As atividades começaram pela manhã no Parque Solon de Lucena (Lagoa), ao lado do monumento Pedra do Reino. Por voltada das 11h, uma carreta saiu da Lagoa em direção ao cruzamento da Rua João Domingos com a Epitácio Pessoa, onde houve um momento de oração com os familiares de vítimas de acidentes. O evento está previsto para ser encerrado por volta das 22h, no Busto de Tamandaré.
Durante o evento, o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, falou da importância das campanhas educativas para o trânsito. “As campanhas educativas têm uma importância fundamental pois alertam para mais segurança no trânsito, bem como no respeito à vida. É importante o engajamento de toda a sociedade para o fim de uma mudança cultural, sobretudo na valorização da vida humana”, disse Roberto.
Atividades – Ao longo do dia, educadores de trânsito, familiares de vítimas de acidentes e órgãos parceiros estiveram em pontos estratégicos da cidade participando de atividades que chamaram a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro e humanizado. Encenações de acidentes foram montadas na Lagoa, em Mangabeira e próximo ao Busto de Tamandaré, com o objetivo de causar impacto e fazer as pessoas refletirem sobre a necessidade de mudar de atitude no trânsito. Maquiados, atores encenaram que tinham se acidentado e entregaram panfletos e adesivos aos motoristas e pedestres.
Além das encenações, foram expostos na Lagoa e no Busto de Tamandaré carros envolvidos em acidentes. Em vias onde ocorreram fatos trágicos, como o da defensora Fátima Lopes e da Família Ramalho, foram instalados painéis com a mensagem “Eu Quero Paz no Trânsito”, que tem como objetivo alertar as pessoas que a mudança de comportamento é o primeiro passo para se ter um trânsito mais seguro e humanizado.
Nina Ramalho representou as famílias que perderam pessoas em acidentes na Capital. “Esse é um dia muito importante para que as pessoas tomem consciência da sua responsabilidade e que levem isso para o seu dia-a-dia. A valorização da vida está sofrendo uma inversão de valores, principalmente por partes dos jovens, que acham que podem tudo, misturam bebida e direção, pondo a vida das pessoas em risco”, falou. Também estiveram presentes Carlos Correia Lima, marido da defensora Fátima Lopes, e suas filhas Ana Carla Lopes e Carol Lopes.
Internet – As redes sociais da pmjponline e semobjp também foram mobilizadas conclamando os internautas a aderirem ao movimento de paz no trânsito. Dicas de segurança no trânsito e um aplicativo, que insere automaticamente a marca “Eu Quero Paz no Trânsito” no avatar de cada pessoa nas redes sociais, fizeram parte da estratégia de informação do evento.
Ivanildo Farias, residente no bairro da Torre, disse que o evento é importante para sensibilizar os motoristas. “Principalmente no sentido de amenizar a situação de risco de acidentes que observamos nos dias de hoje, inclusive com perda de vidas. É um evento muito importante para alertar as pessoas para que haja mais consciência no momento de dirigir o seu veículo”.
Além da equipe da Semob, apoiaram o evento a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação Fátima Lopes, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Serviço Móvel de Urgência (Samu-192), Comitê Municipal de Acidentes e Violência no Trânsito, Câmara Municipal de João Pessoa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sest/Senat.