PAC da mobilidade, Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público, tarifa-zero e políticas para mobilidade ativa estiveram no centro das discussões do último dia da 116ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que aconteceu até esta sexta-feira (5) em João Pessoa. Oportunidade em que também foi lançado o aplicativo Cittamobi, implementado em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).
O encontro foi realizado no auditório do Aram Beach & Convencion, em Tambaú, e reuniu autoridades de trânsito do país, que debateram projetos e propostas que estimulam o desenvolvimento do trânsito e transporte no Brasil. “Muito feliz com os resultados do Fórum Nacional realizado em nossa cidade e privilegiado por fazer parte desta gestão que cuida, traz debates e coloca em prática. Agradeço aos secretários e dirigentes que participaram e somaram conhecimentos e experiências para a mobilidade urbana de nossas cidades”, afirmou Expedito Leite Filho, superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa.
Marcos Daniel, diretor de Regulação da Mobilidade Urbana e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, esteve presente no evento e falou da satisfação de estar em João Pessoa para debater questões tão importantes sobre trânsito e transporte. “Propostas para avançamos em fontes de financiamento, ver as práticas de algumas cidades, frotas, trânsito e o que é importante para evoluir em segurança e normas. Foi muito positivo o evento, com troca de experiencias, diálogo com os secretários e conhecendo os problemas e as soluções de cada cidade e juntar tudo isso para fazer propostas para uma discursão coletiva de soluções”, ressaltou.
Aplicativo – Durante os debates do Fórum Nacional, foi apresentado o aplicativo Cittamobi, que tem o objetivo de facilitar a rotina de quem utiliza o transporte coletivo e pode ser baixado gratuitamente em celulares Android e iPhone.
O APP, já em funcionamento para o público de João Pessoa a partir desta sexta-feira (5), tem o propósito de qualificar e modernizar a relação passageiro e transporte público. São disponibilizados serviços como informar o horário programado de chegada dos ônibus no ponto, o que faz com que o passageiro fique menos tempo aguardando o veículo, além de entregar as melhores rotas do transporte público para ir de um ponto a outro da cidade.
“Chegamos para entregar ao passageiro a previsibilidade do transporte público na palma da mão, pelo seu smartphone. O Cittamobi torna o serviço previsível e, assim, faz com que o usuário fique menos tempo no ponto aguardando o ônibus”, destaca Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi.
Posse e obras – Em cerimônia realizada durante o evento, o superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, tomou posse como presidente do Fórum Paraibano de Mobilidade Urbana. “Fechamos com chave de ouro o sucesso do evento e muito grato por ter sido escolhido como presidente do Fórum Paraibano”, declarou.
Ao final do evento, representantes da Semob-JP, secretários e dirigentes realizaram uma visita técnica as obras do Parque das Três Ruas e ao novo Mirante do Altiplano, intervenções realizadas pela Prefeitura de João Pessoa.
Nadja Dias