No Dia Municipal da Paz no Trânsito, a Prefeitura de João Pessoa apresentou o novo Centro de Operação de Trânsito e Transportes (COTT) – um sistema de monitoramento de câmeras capaz de auxiliar a população em situações de mobilidade urbana e segurança viária em 30 localidades da Capital. O prefeito Cícero Lucena entregou o equipamento, nesta quarta-feira (24), e destacou a eficiência do serviço, que já iniciou a operação e está integrado com o Samu-JP, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e Polícias Civil e Militar.
“A parceria com o Governo do Estado nos permite unirmos responsabilidades e, juntos, estamos dando a melhor atuação possível. O Centro de Operação, totalmente integrado com a Secretaria de Segurança do Estado, que inclui também BPTran e Detran, todos estão participando desse projeto. Estamos entregando 30 câmeras, com 360 graus, de um projeto que vai chegar a 110 câmeras em toda João Pessoa”, destacou Cícero Lucena.
A nova sala foi montada com equipamentos modernos, que serão operados por agentes de mobilidade, entre 6h e 0h, para observar a mobilidade da cidade e, em casos de urgência de trânsito, acionar rapidamente as equipes operacionais em campo ou forças de segurança. As câmeras possuem alta qualidade de imagem e capacidade função de zoom muito mais eficiente.
“A questão mais importante é com relação à mobilidade urbana e humana, mas também contribuindo sempre com a segurança pública, numa integração de força dos sistemas, que se comunicam e trocam informações para que a gente possa trazer mais qualidade de vida para a população da Capital”, explicou Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa.
Avanço tecnológico – O Centro de Operação de Trânsito e Transportes (COTT) também se soma ao Centro de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana, que já faz o acompanhamento de mais de 100 prédios públicos de João Pessoa, como escolas, equipamentos de saúde e órgãos administrativos. Essa eficiência foi elogiada pelo secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes.
“É uma clara demonstração de compromisso na segurança de João Pessoa e a parceria forte com o Governo do Estado. Então, todos esses sistemas de tecnologia serão compartilhados para que o Centro Integrado de Comando e Controle possa recepcionar essas informações – transformar imagens em respostas imediatas para as pessoas”, afirmou.
Confira os 30 locais com novas câmeras de monitoramento pelo COTT/Semob-JP:
- Av. Cruz das Armas (Oitizeiro)
- Av. Dom Pedro II (Ibama)
- Av. Dom Pedro II x Av. Maximiano de Figueiredo
- Av. Dom Pedro II x Av. Ruy Barbosa
- Av. Gama e Melo x Rua Cardoso Vieira
- Av. General Osório x Av. Guedes Pereira
- Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho x R. Manoel Arruda Cavalcanti
- Av. Juscelino Kubitschek x Av. Valdemar Naziazeno
- Av. Min. José Américo de Almeida – Altiplano
- Av. Min. José Américo de Almeida x Av. Ruy Barbosa
- Av. Pres. Epitácio Pessoa x Av. Amazonas
- Av. Pres. Epitácio Pessoa x Av. Bento da Gama
- Av. Pres. Epitácio Pessoa x Av. Maranhão
- Av. Pres. Epitácio Pessoa x R. Antônio Lira
- Av. Pres. Getúlio Vargas x Av. Tabajaras
- Av. Senador Ruy Carneiro x R. Dr. Nunes Filho
- R. Empresário João Rodrigues Alves (Carrefour)
- Av. Senador Ruy Carneiro x R. Professora Maria Sales
- Av. Hilton Souto Maior (Mangabeira Shopping)
- Parque Solon de Lucena x R. Padre Meira
- Praça 1817
- Rotatória CT/UFPB
- R. Adalgisa Cavalcanti x R. Abelardo Targino – Rotatória do Cajueiro
- R. Bancário Sérgio Guerra x R. Rosa Lima dos Santos
- Av. Pres. Epitácio Pessoa x Av. Professora Maria Sales
- R. Maciel Pinheiro x R. Barão do Triunfo
- R. Maciel Pinheiro x R Padre Azevedo
- R. Walfredo Macedo Brandão x R. Inácio Ramos de Andrade
- Viaduto do Cristo
- Viaduto Retão de Manaíra/BR-230
Max Oliveira