Incentivar a prática respeitosa com o próximo no trânsito é um dos compromissos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). E trabalhando pela segurança viária da população, o órgão de mobilidade deu início, nesta segunda-feira (27), a mais um cronograma de atividades educativas, tendo como principal objetivo incentivar comportamentos prudentes a fim de evitar acidentes e, consequentemente, vítimas.
A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died/Semob-JP) esteve, no período da tarde, na Avenida Santa Catarina, Bairro dos Estados, abordando condutores de carroças. Durante a ação, intitulada ‘Sinalizando sua Segurança’, os responsáveis pelos veículos de tração animal receberam placas de atenção e respeite. A atividade, além de ser rotineira por parte da Semob-JP, também faz parte do cadastro desse tipo de veículos promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que ocorrerá também nesta terça-feira (28).
Para Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, estas ações parceiras são reflexo do zelo e cuidado da gestão municipal com a cidade. “Seguimos apoiando ações das demais secretarias, assim como atuamos em diversos pontos da cidade, visando sempre o bem-estar e a segurança das pessoas em nossas vias. Fazer a sociedade refletir sobre o comportamento de cada um e a importância de praticar uma mobilidade mais humana está entre os nossos principais objetivos”, ressalta.
Nesta terça-feira (28) e na próxima quinta-feira (02), os educadores de trânsito da Semob-JP estarão na Perimetral Sul, próximo ao Condomínio Park Cowboy, com abordagem em faixas de pedestres orientando as pessoas a forma correta de realizar a travessia e, ainda, os condutores. “Apenas no ano passado realizamos mais de 250 ações educativas, sempre buscando alcançar os mais diversos públicos. Precisamos que cada um faça a sua parte para cuidar de si e do próximo ao circular pelo trânsito”, disse Gilmara Branquinho, chefe da Died/Semob-JP.
Mais ações – Na quarta-feira (1º), a equipe voltará a abordar pessoas que usam carrinhos, geralmente no trabalho de coleta de materiais recicláveis, nos bairros do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube. Já na sexta-feira (03), a programação finaliza com uma palestra, às 15h, na Empresa Techsol, no bairro Esplanada.
- Pollyana Sorrentino