A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) intensificou a revitalização da sinalização horizontal (pintura no pavimento) em toda a cidade. Também será reforçada a nova marcação viária onde se fizer necessário, a partir da avaliação do setor de engenharia de planejamento do órgão, bem como atendendo à solicitação da população.
Para dar mais rapidez ao serviço de campo, desde a segunda quinzena de setembro, a Divisão de Sistema Viário (DSV) está com três equipes de sinalização trabalhando nos turnos manhã, tarde e noite, cobrindo toda a cidade (antes eram duas turmas em regime de revezamento). Outra equipe terceirizada também está realizando o serviço, inclusive com método de pintura a quente utilizado nas principais avenidas onde o fluxo de veículos é maior, pois apresenta mais durabilidade.
A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização horizontal serve para ordenar e canalizar o fluxo de veículos; orientar o fluxo de pedestres; orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como, geometria, topografia e obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando enfatizar a mensagem que o sinal transmite, além de regulamentar os casos previstos no CTB.
Em algumas situações, a sinalização horizontal atua, por si só, como controladora de fluxos e pode ser empregada como reforço da sinalização vertical, bem como ser complementada com dispositivos auxiliares.
Com as fortes chuvas caídas no inverno deste ano até o início de setembro, a DSV, responsável pela implantação e manutenção da sinalização, teve que reduzir o ritmo de trabalho. Motivo: o material utilizado para a pintura exige que o asfalto esteja completamente seco quando utilizada tinta acrílica (a frio). No caso da pintura termoplástica (a quente), utilizada em vias com tráfego mais rigoroso, o asfalto deve estar seco e quente para a sua adequada aderência (normalmente 72 horas de sol e sem incidência de chuvas).
Comparativo – Nos últimos dois anos, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo, por meio da Semob, quadruplicou a sinalização horizontal na cidade, dando mais segurança ao pedestre e condutor. Entre 2013 e 2014, foram pintados 26.460,70 metros quadrados, aumentando significativamente a média em relação aos anos anteriores.
O superintendente do órgão, Roberto Pinto, destacou a importância do investimento em sinalização para ordenar o fluxo de trânsito e dar mais segurança aos pedestres. “É uma determinação do prefeito Luciano Cartaxo o cuidado com a segurança da população. Por isso, o investimento tanto na sinalização horizontal quanto na vertical (placas) tem sido uma das prioridades da Semob. Este ano, mesmo com as fortes chuvas que reduziram o serviço por questões técnicas, conseguimos avançar na sinalização”, ressaltou o gestor da pasta.
A pintura, revitalização e implantação de faixas de pedestre, lombadas, pintura de gabaritos nas ciclovias e zebrados segue um cronograma determinado.
Faixas revitalizadas – Desde o início do mês, a Semob já revitalizou, pintou faixas de pedestres, lombadas e eixos na área central, Tambaú, Bairro dos Estados, Mangabeira, José Américo, Geisel, Funcionários II, Esplanada e Bessa.
Confira a programação dos serviços de 6 a 10 de outubro
06/10
Revitalização de faixas de pedestre e lombadas físicas
Na Rua Lima Filho – Cruz das Armas
Na Rua Cordeiro Sênior – Róger
No cruzamento da João Machado x Coremas
07/10
Revitalização de faixas de pedestre e lombadas físicas
Na Avenida Nova Liberdade /sentido Centro – Ilha do Bispo
Na Rua S. Mariz x Av. Centenário- Cruz das Armas
08/10
Revitalização de três lombadas físicas na Rua Marta Pacheco- B. Novais
Revitalização de duas lombadas físicas na Rua José Soares – Rangel
Revitalização de duas faixas e zebrados na Avenida Pedro I x Princesa Isabel- Centro
09/10
Revitalização de lombadas físicas na Rua São Judas Tadeu- Cristo redentor
Revitalização lombadas físicas na Rua das Indústrias – Próxima ao SENAI
Revitalização faixa de pedestre na Av. Corálio Soares Oliveira e revitalização de lombada física do anel externo da Lagoa – Centro
10/10
Revitalização de lombadas físicas na Rua Bom Jesus- Cristo
Implantação de vagas p/motos na Rua Treze de Maio x Almeida Barreto
Primeiro semestre – O investimento na segurança do tráfego de veículos e pedestres passa obrigatoriamente pela implantação e manutenção da sinalização vertical e horizontal. Pensando principalmente nos pedestres, parte mais frágil do trânsito urbano, nesse primeiro semestre a Semob já revitalizou e implantou 687 faixas de travessia, o que reduz o risco de acidentes no momento de cruzar a via.
“A Semob continuará priorizando a manutenção e implantação da sinalização na cidade, garantindo fluidez ao tráfego e segurança para pedestres e condutores de veículos”, disse Roberto Pinto.