No segundo dia de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito, centenas de condutores e pedestres foram abordadas na manhã e tarde desta sexta-feira (19) pelos educadores de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) na Praça da Independência, Centro da cidade. O evento vai até o dia 25 com ações educativas voltadas para os pedestres em diversos bairros.
Na atividade, os educadores conversaram principalmente com estudantes das escolas que ficam no entorno da praça. Entregando panfletos educativos e adesivando veículos, a equipe explicava as pessoas que passavam pelo local por que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito e precisa ser respeitado. “Nosso código preconiza que o maior cuida do menor em todos os aspectos. Então, o pedestre é parte prioritária”, disse a psicóloga Gilmara Branquinho, que chefia a divisão de educação da Autarquia.
A psicóloga considerou positivas as ações realizadas pela Semob desde a quinta-feira (18) quando foi aberta oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema: Cidade para pessoas: proteção e prioridade para o pedestre. “Durante todo ano estamos nas ruas, escolas, instituições e empresas levando a mensagem de respeito às leis de trânsito, mas entendo que esta semana temos que nos esforçar ainda mais para chamar a atenção de todos os envolvidos no trânsito para a importância de seguira as leis, praticar a gentileza e o respeito no trânsito”, ressaltou Gilmara Branquinho.
O superintendente de mobilidade urbana, Roberto Pinto, enfatizou que os acidentes de trânsito refletem a falta de compromisso de alguns condutores imprudentes têm com a vida. “Precisamos nos mobilizar para mudar esta realidade e a Prefeitura, por meio da Semob, tem investido em campanhas para conscientizar o cidadão que um trânsito mais seguro e humano também é responsabilidade dele”.
A aluna do Pio X, Júlia Nunes Costa, moradora de Jaguaribe, disse que já aprendeu a respeitar a faixa, mas ainda teme os condutores. “Só atravesso a rua na faixa para pedestre, mas ainda tenho o cuidado de observar se o motorista vai parar. Achei muito legal a ação educativa porque crianças e os jovens atravessam a rua correndo, se arriscam e podem acabar se machucando”, comentou.
Júlia e suas coleguinhas receberem panfletos com as dicas de como se comportar ao atravessar a rua colocando-se em um lugar visível ao condutor, aguardando na faixa o momento certo para atravessar a rua, acenando com a mão pedindo passagem, aguardando a parada dos veículos e agradecendo ao condutor.
Já os condutores foram abordados no sentido de reduzir a velocidade ao se aproximar da faixa, observar se há pedestre na faixa ou com intenção de atravessar a via, parar antes da linha de retenção e só siga quando o pedestre concluir a travessia.
Programação – Neste sábado (20), os educadores da Semob estarão na Avenida Cabo Branco, na orla, das 16 às 19h, distribuindo material educativo e orientando a população. No domingo (21), a ação será em frente ao hotel Tambaú, das 16 às 19h, também com orientação à população e distribuição de material educativo.
A programação segue durante toda a semana. Na segunda (22), das 8 às 11h, os educadores levarão para a Avenida Epitácio Pessoa, nas proximidades do supermercado Extra, ações para interagir com os pedestres e motoristas distribuindo material educativo. Nesta mesma data, também haverá ação educativa no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, das 8 as 11 e das 14 às 17h.
No Dia Nacional do Agente de Trânsito, terça-feira (23), a população do José Américo receberá a equipe da Semob que estará nas proximidades da Igreja Católica orientando e distribuindo material educativo, das 10 às 13h. Outra atividade acontecerá no Centro Administrativo Municipal (CAM), das 8 às 11h e das 14 às 17h, onde será montado o espaço Vrum – que é um game educativo que ensina aos participantes o comportamento ideal no trânsito das grandes cidades. No mesmo horário haverá apresentações de grupos de idosos.
Já na quarta, dia 24, das 8 às 11h, a ação educativa ocorre no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Jaguaribe. Encerrando a programação, na quinta (25), os educadores estarão no bairro de Mangabeira, na Rua Elias Pereira de Araújo, no incentivo ao respeito à faixa de pedestres, dentro da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’.