PMJP apresenta projeto que vai mudar sistema de transporte da Capital

Semob_audienciapublica_foto_gilbertofirmino-3

O projeto para melhoria da mobilidade urbana em João Pessoa e priorização do transporte público foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (8) aos pessoenses pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

Representantes de entidades de classe, associações, lideranças comunitárias, movimentos sociais, parlamentares, secretários entre outros segmentos travaram um amplo debate sobre o projeto que vai mudar o sistema de transporte da cidade. Após essa audiência pública, o próximo passo é a publicação do edital de licitação das obras dentro de 15 dias uteis.
Orçado em R$ 188 milhões, o projeto prioriza o sistema de transporte público urbano de massa com a implantação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT), que cria quatro grandes corredores de ônibus, com faixas exclusivas para a circulação de transportes coletivos biarticulados, o que deverá garantir mais agilidade e conforto nas viagens.
Sob a coordenação do superintendente de mobilidade urbana, Nilton Pereira de Andrade, a audiência pública possibilitou a explanação detalhada de todo o projeto. Ele iniciou a apresentação explicando que o custo de implantação e o prazo de conclusão das obras foram decisivos na escolha do BRT como melhor sistema de transporte para cidade. “O BRT é um sistema que proporciona mobilidade urbana com segurança e conforto a um custo eficiente”, afirmou.
Detalhes técnicos – Segundo Nilton Pereira, o novo sistema irá atender a necessidade de transporte público que será confiável, rápido e seguro, bem como desafogar o trânsito em parte da cidade. “A proposta é integrar, melhorar e complementar o sistema que existe hoje”, ressaltou.
O Bus Rapid Transit, chamado popularmente de BRT, é um sistema diferenciado de articulação do transporte coletivo, que consiste na criação de faixas exclusivas para a circulação dos ônibus biarticulados, com capacidade para até 250 passageiros. Ao longo dos corredores estarão instaladas diversas estações climatizadas para o embarque e desembarque de passageiros, que vão contar com ferramentas tecnológicas com informações sobre os horários e a frequência dos ônibus.
As avenidas selecionadas para receber os corredores do BRT são a Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa e Pedro II. Além das intervenções nestas vias, o sistema vai contar com quatro novos terminais de integração, que estarão localizados em Oitizeiro, na Pedro II, no Cristo e no Varadouro, próximo ao Terminal Rodoviário da Capital. Um dado importante informado durante o evento é de que nas cidades em que o BRT foi implantado 26% a 30% das pessoas migram para o sistema.
Ao final da explanação, o superintendente ressaltou a importância da priorização de ações estruturantes e parceria do Governo Federal como fatores preponderantes para a concretização do novo sistema que será implantado na cidade. O prazo para a implantação de todo o projeto é de 27 meses.
Diálogo com a população – Ao fazer uso da palavra, o representante do Ministério Público (MP) João Geraldo, parabenizou a PMJP pela iniciativa e disse que a audiência pública veio cumprir o que estabelece a lei de transparência, para que questões de interesse público sejam discutidos pelas diversas representações da sociedade. “O povo tem o direito de conhecer e participar dos projetos custeados pelo dinheiro público. É a melhor forma de prevalecer a transparência, a probidade e o interesse público”, afirmou.
O vereador Marmuthe Cavalcanti, ouvidor da Câmara Municipal de João Pessoa, também parabenizou a Prefeitura e disse que estava participando de um momento histórico por discutir com a população a mobilidade urbana da cidade.
Já Marcos Melo, representante da sociedade civil organizada, aprovou o projeto e destacou as melhorias para o transporte público da cidade. “A realização da audiência é muito importante porque inclui a população no planejamento da cidade. Este é um projeto pensado para a cidade como um todo e que deverá trazer muito desenvolvimento para João Pessoa. É com um transporte público de qualidade que conseguiremos melhorar a vida da população”, declarou.
O arquiteto Marcos Suassuna considerou importante o diálogo da Prefeitura com a população. “É importante para informar a sociedade das intervenções que estão sendo previstas para melhora da mobilidade urbana”.