Com o objetivo de garantir a segurança viária e o deslocamento do público durante o Réveillon na Capital, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro uma operação especial de trânsito e transporte.
De acordo com o superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, serão disponibilizados 65 agentes de mobilidade para orientar tanto condutores de veículos quanto usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas por conta das modificações de circulação do trânsito pela Orla, entre os bairros do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.
“Recomendamos que o público que for passar a virada do ano na praia, se programe com antecedência, evitando assim conflitos no trânsito e atrasos. E, se possível, preferir andar de transporte coletivo ou táxis para um deslocamento seguro e tranquilo”, destacou Expedito Leite Filho.
Na terça-feira (31), a partir das 5h, as ruas Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência para carros oficiais. Por esse motivo, será proibido o estacionamento nessas ruas no quarteirão entre a orla e a Avenida Antônio Lira. A partir da Avenida Cairu até o final do bairro Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação e estacionamento de veículos particulares.
Até meia-noite, as pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, deverão priorizar o acesso pela ladeira da barreira até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (rua da barreira) para chegar ao local do evento. O acesso de quem vem dos demais bairros deve ser feito pelos corredores Beira Rio, Rui Carneiro e Epitácio Pessoa.
Após a meia-noite, os agentes de mobilidade vão priorizar o sentido praia/bairros garantindo a fluidez na volta para casa de quem foi prestigiar o Réveillon na Orla.
Carga e descarga – A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos nesta terça (31), preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área.
Ônibus – A partir das 18h da terça-feira (31), as linhas 116, 507, 510, 1500, 5100, 5600 e 5605 serão reforçadas o quadro operacional. Além das 1.715 viagens previstas, viagens extras podem ser realizadas também para suprir a demanda de passageiros.
As linhas 1500 e 5100 ampliarão os itinerários e seguirão até as imediações do Busto de Tamandaré. A partir das 2h da quarta-feira (1º), 13 ônibus serão colocados à disposição e seguirão viagem conforme orientação dos agentes de mobilidade que farão o monitoramento do fluxo de usuários.
No dia 1º de janeiro, por ser feriado, a operação do transporte público será a semelhante de um dia de domingo, quando 50 linhas estarão em circulação.
Nadja Dias e Pollyana Sorrentino