A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) encerrou, nesta quarta-feira (29), as ações do Maio Amarelo com atividades educativas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo foi promover a inclusão das pessoas atendidas pela instituição.
A equipe da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP esteve com o teatro de bonecos, dando dicas de comportamento seguro para evitar sinistros de trânsito e preservar vidas. Os educadores também disponibilizaram jogos e atividades lúdicas ao público da Apae, que brincou e aprendeu ao mesmo tempo.
Ágata Brendel, fonoaudióloga e coordenadora do Centro de Convivência Especializada da Apae, destacou a importância da atividade para os excepcionais. “Sempre buscamos a inclusão dos nossos usuários e as ações lúdicas e participativas de segurança no trânsito despertaram muito interesse e atenção dos excepcionais”, disse.
O Movimento Maio Amarelo surgiu para chamar a atenção em relação ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é realizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para a humanização do trânsito.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para segurança no trânsito e a cor amarela é símbolo de atenção e advertência no trânsito.
- Jomar Brandão