A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) iniciou, na manhã desta segunda-feira (10), um Curso de Atualização de Agente de Trânsito. O objetivo da capacitação é cumprir a portaria 94/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que os órgãos de trânsito, a cada três anos, façam o curso de atualização dos seus agentes para manter a equipe em sintonia com todas as mudanças que são publicadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o superintendente Expedito Leite Filho, é de extrema importância qualificar os agentes de trânsito para que se possam cumprir a legislação, conforme determinação do CTB. O curso é formado por turmas no período da manhã e tarde, com carga horária de 32 horas e diversas disciplinas de legislação de trânsito, ética, cidadania, operação e fiscalização de trânsito.
“Muita satisfação em abrir o primeiro Curso de Atualização de Agentes de Trânsito, onde teremos informações e qualificação para esses profissionais que tanto auxiliar o trânsito em nossa Capital. Parabéns a todos e quem ganha com isso é a Semob e a população”, destacou.
São 178 agentes de mobilidade da Semob-JP que vão cursar e mais 25 agentes convidados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e das prefeituras de Santa Rita, Cabedelo e de Bayeux. “Com isso, todos esses profissionais do trânsito da Região Metropolitana vão participar com a perspectiva de formar 200 agentes de trânsito, com conhecimento das novas resoluções e atualizações do CTB”, disse o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.
O curso é ministrado por dois especialistas com mais de 20 anos de experiências, qualificando e treinando agentes de trânsito de todo Brasil. Josimar Amaral e Ordeli Savedra, ambos com vasta experiência na área de trânsito, diversos treinamentos realizados e livros publicados sobre normas e regulamentos do CTB.
Nadja Dias