Semob-JP não registra ocorrências de trânsito mesmo com dia chuvoso na Capital

Mesmo com as chuvas registradas em João Pessoa desde as primeiras horas desta segunda-feira (29), uma boa notícia relacionada à segurança viária foi constatada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana Semob-JP. É que nenhuma ocorrência de trânsito do tipo acidente foi registrada pelo Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) entre 6h e 16h.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, esta ausência de ocorrências no trânsito é de extrema importância, principalmente porque demonstra o compromisso da gestão municipal e da população por um trânsito mais seguro. “Estamos concluindo o Maio Amarelo, mês de referência para nós que trabalhamos por um trânsito mais prudente e sem vítimas. Esta boa notícia precisa ser evidenciada, pois estamos em uma segunda-feira atípica, com registro de chuvas ao longo do dia todo e, mesmo assim, não tivemos graves problemas”, ressaltou.

Através das redes sociais, nos perfis @transitosemobjp (Twitter) e @semobjp (Instagram), a Semob-JP também incentiva os condutores a dirigirem com cautela, redobrando a atenção, principalmente por conta da pista molhada e risco aumentado de aquaplanagem – camada de água no asfalto que pode fazer o condutor perder o controle do veículo.

Monitoramento – O monitoramento dos agentes de mobilidade ocorre das seguintes formas: em campo, com rondas presenciais em vários pontos da cidade com viaturas, motocicletas e bicicletas; ou observando possíveis pontos alagados por meio das 171 câmeras de videomonitoramento ligadas ao Centro Integrado de Operações (CIOP-PB), onde a Semob-JP mantém equipes em atenção.

Esse trabalho também é realizado pelas equipes que trabalham no Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), que funciona na sede da Semob-JP, no bairro do Cristo. A população aciona os agentes de trânsito em casos de urgências. Para isso, basta enviar mensagem com a demanda emergencial para o número de WhatsApp (83) 98760-2134.

• Pollyana Sorrentino