A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) continua os investimentos em renovação da frota de transporte coletivo para garantir o conforto, pontualidade e segurança à população. Os usuários do sistema ganharam 35 novos ônibus na manhã desta segunda-feira (3). Os veículos foram entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo, durante evento no Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde ficaram expostos. Na solenidade, o prefeito ainda assegurou a entrega de mais 25 veículos até o fim de novembro e mais 20 em dezembro, além de cinco que já entraram em circulação, totalizando 85 ônibus novos só este ano, ou seja, 20% de renovação da frota efetiva.
Todos os veículos zero quilômetro que vão entrar em circulação são adaptados com plataformas elevatórias para cadeirantes, cadeiras especiais para gestantes, obesos, corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada escrito em Braile.
Na solenidade de entrega, o prefeito Luciano Cartaxo falou da importância dos novos ônibus para melhorar a qualidade do transporte coletivo. “Estamos buscando o que há de melhor para a cidade e quem ganha com isso é a população. Com esses novos veículos, superamos a marca de 20% da renovação da frota só este ano. Queremos melhorar a renovação a cada ano para que a gente possa ofertar um transporte público de mais qualidade ao povo de João Pessoa. Isso é um grande desafio e nós estamos trabalhando nesse sentido. O ano que vem vamos fazer renovação de outra parte da frota para que a gente tenha oportunidade de oferecer um transporte melhor à população”, afirmou o prefeito.
Na atual gestão, a renovação da frota teve início em 2013 com a entrega de 35 veículos em evento na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano. Essas ações da Prefeitura, em parceria com as empresas concessionárias, coloca a cidade como uma das capitais brasileiras a ter uma das frotas mai nova, com média de quatro anos de uso.
O superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, destacou que para a renovação da frota de ônibus houve necessidade da junção de esforços da Prefeitura e dos representantes legais das empresas concessionárias. “A chegada desses 35 novos ônibus representa a efetivação do compromisso do prefeito Luciano Cartaxo com o cidadão pessoense, desde que iniciou a gestão na Prefeitura. Aos poucos estamos mudando o transporte público com firme propósito de oferecer à população segurança e qualidade nos serviços”, enfatizou o gestor da pasta.
Para o diretor da Unitrans, Alberto Pereira, o programa de renovação da frota é uma das prioridades da empresa e compromisso com o poder público. “Todos os anos adquirirmos novos ônibus e substituímos os mais usados. Assim, estamos sempre renovando a frota, dando ainda mais comodidade e conforto aos nossos passageiros e operadores”, disse.
O diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, ressaltou a essencialidade do transporte coletivo para uma cidade do porte de João Pessoa. “O transporte é fundamental para uma cidade em tempos em que tanto discutimos mobilidade urbana. Com estes novos ônibus João Pessoa se consolida como uma das capitais com a mais jovem frota de ônibus do País, com uma idade média de quatro anos para seus veículos”, disse Tourinho.
Vistoriados– A aquisição de novos ônibus faz parte do compromisso firmado entre a PMJP, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e as empresas concessionárias, para reduzir a idade média da frota e incluir veículos eficientes (adaptados) em todas as linhas do sistema.
A Semob já vistoriou todos os ônibus entregues nesta segunda-feira (3) pelo prefeito Luciano Cartaxo. Os novos veículos contam com motorização eletrônica, que polui menos o meio ambiente, e são dotados de itens que melhoram a acessibilidade do usuário. Todos eles são equipados com plataforma elevatória para o acesso de cadeirantes, possuem uma cadeira especial- mais larga – destinada a gestantes e obesos, e também têm corrimões para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile.
Além disso, as portas dos novos ônibus abrem e fecham eletronicamente, a bancada do motorista tem design rodoviário, permitindo uma melhor ergonomia no cotidiano e a roleta teve seus desenhos modificados para facilitar o manuseio do cobrador. Os veículos têm ainda faróis a led, painel e tacógrafos digitais.
Dos 35 ônibus entregues, 25 fazem parte do consórcio Unitrans, que reúnem as empresas Reunidas e Transnacional, e dez pertencem ao consórcio Navegantes. As linhas por onde circularão os novos ônibus serão distribuídas por determinação da Semob.
A frota da Capital é formada por 550 ônibus, sendo que a frota circulante e de 468 veículos, que atendem as 88 linhas disponíveis na cidade. O sistema transporte oito milhões de passageiros/mês, uma média de 270 diariamente.
Quem estava bastante interessada nos novos ônibus era a doméstica Adriana de Oliveira, moradora do Geisel. Enquanto a solenidade acontecia, Adriana circulava entre os veículos. “Achei essa iniciativa da Prefeitura de renovar a frota muito importante, principalmente para quem usa ônibus e precisa de conforto e segurança. Andaremos em ônibus mais novos e limpos todos os dias, isso é muito bom”, disse a doméstica.
A solenidade foi prestigiada por vereadores e secretários municipais, além da população que visitou os ônibus.