Massagem terapêutica, dança, verificação de pressão, relaxamento e palestra marcaram a abertura do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e a comemoração de um ano da implantação do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida na manhã e tarde da quarta-feira (1º), nas dependências da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A servidora Concilia Cleria, que organizou todo o evento, falou da missão do Núcleo e da importância das práticas integrativas (dança circular e massagem) para saúde e bem-estar dos servidores.“A Missão do Núcleo é proporcionar uma atenção direcionada à saúde e qualidade de vida dos servidores, por meio de ações preventivas e socioeducativas, então a gente faz, tem esse cuidado de dar esse suporte aos funcionários, hoje por exemplo trouxemos a dança circular, foi uma atividade coletiva, mas que trabalhou com alongamento, com dança. É um trabalho que une mente corpo e espírito” ressaltou a enfermeira.
A solenidade contou com a presença da diretora administrativa, Edwania Barbosa, que falou sobre importância das servidoras cuidarem da alma e do corpo, da prevenção ao câncer de mama e da satisfação em proporcionar um dia diferente para as mulheres que trabalham na Semob.
A equipe da Divisão de Recursos Humanos aproveitou a ocasião para lançar a campanha para doações de material de higiene pessoal. O material arrecadado será entregue ao Hospital Napoleão Laureano no final deste mês. A chefe da Seção de Desenvolvimento de pessoal e Bem Estar (Sebem) Petrúcia Almeida parabenizou o núcleo pelo aniversário de um ano e pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido com os servidores do órgão.
Após a abertura, as servidoras foram convidadas a participarem de atividades comandadas pela facilitadora de Danças Circulares, Andrea Patrícia, do Equilíbrio do Ser, nos Bancários, que por meio da dança fez com que as mulheres se movimentassem e alongassem. “As danças circulares integra as pessoas, trabalha também a individualidade dentro do coletivo e, ao mesmo tempo, trabalha a bioenergética organizando e equilibrando seu chacras, suas energias… traz bem estar”, explicou a facilitadora.
Enquanto umas dançavam, outras preferiram relaxar com a massagem de Sandra, também do Equilíbrio do Ser. Também foi feita a verificação da pressão arterial e servido chá com biscoitinho. A médica do trabalho, Januária Queiroz, disse que o autoexame e a mamografia são importantes para prevenção do Câncer de mama.Um ano – A implantação do o Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida melhorou o contato com os servidores, que podem contar com uma equipe multidisciplinar, formada por uma médica do trabalho, duas enfermeiras, uma psicóloga e uma assistente Social, para atender necessidades físicas e psicológicas.
O Núcleo foi criado para proporcionar uma atenção direcionada à saúde e qualidade de vida dos servidores por meio de ações preventivas e socioeducativas. Além de atendimento individual, como verificação da pressão, consultas e encaminhamentos a especialistas, o núcleo coordena outras atividades como programas de acompanhamento físico e comportamental. Na área de assistente social, a equipe faz visitas hospitalares e domiciliares ao servidor, sempre o acompanhando e dando apoio aos familiares.Na Medida– Um programa lançado ano passado pelo Núcleo e que tem atraído os servidores é o ‘Na Medida’ para quem está acima do peso. Para esse programa, a Semob conta com a parceria da Unimed, que oferece consultas com nutricionista, psicólogos, endocrinologista e educador física.
Á tarde, a apresentação da professora de Dança do Ventre, Silvana Targino encantou as servidoras com uma dança cigana ao som de Oswaldo Montenegro. “Eu me vestir de cigana para contar o sol, o sol da vida”, falou Silvana. Após a dança, Silvana deu depoimento emocionante de sua luta pessoal contra o câncer de Mama.
A equipe da DIRH promoveu o evento e entregou fitinhas cor de rosa para simbolizar a luta contra o câncer de mama. O “Equilíbrio do Ser”, foi inaugurado em 31 de agosto de 2012, localiza-se na região Sul, na Avenida Sérgio Guerra, no bairro Bancários.