Semob realiza treinamentos semanais com operadores do transporte público

Rogerio-Silva-2-300x218

O dia a dia do operador do transporte público coletivo é muito atribulado e estressante. Profissionais responsáveis pela locomoção dos trabalhadores, estudantes e cidadãos, os motoristas, cobradores e fiscais têm que lidar diariamente com o trânsito intenso da cidade, horários para cumprir e a relação direta com o usuário durante as viagens. Tudo isso, muitas vezes, gera conflitos entre esses profissionais e usuários, que podem ser evitados com orientação e treinamento.

Para isso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realiza todas as quintas-feiras, no auditório do órgão, treinamentos com operadores do sistema de transporte público coletivo. O objetivo é qualificar os recém-contratados das empresas, bem como os operadores que já trabalham no sistema, mas que receberam frequentes reclamações de usuários.

Durante o treinamento, são abordados temas como obediência ao regulamento próprio do serviço de transporte público e as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vídeo mostrando a conduta inadequada dos motoristas e cobradores, comportamento adequado dos operadores durante a viagem, humanização no trato com o usuário, principalmente idosos, pessoas com deficiência, gestante e crianças, o que vai evitar conflitos e desentendimentos.

A chefe da Seção de Qualificação de Operadores (Seqop) da Semob, Sheyla Teotônio, ressaltou que o treinamento é feito para reforçar a necessidade e a obrigação dos operadores em serem cordiais com os passageiros e, principalmente, a se posicionarem fazendo uma autocrítica em relação a alguns comportamentos que podem prejudicar o desempenho profissional.

“Esse trabalho com os operadores é de fundamental porque mostramos a eles a posição do usuário, o quanto é válido o respeito ao regulamento do serviço e às regras de trânsito, o tratamento humanizado com os usuários, principalmente idosos e deficientes. Também destacamos que os conflitos com os passageiros durante a viagem devem ser evitados a todo custo”, disse.

Na ocasião, o motorista Irenaldo Costa da Silva da empresa Santa Maria foi homenageado pelo bom atendimento principalmente aos idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência.

Rogério Silva, motorista de ônibus, que participou do treinamento, também destacou a importância desse trabalho da Semob com os operadores. “Aqui a gente aprende muita coisa do nosso serviço, dá opinião sobre as nossas dificuldades com os passageiros na rua e também aprende sobre as prioridades com as pessoas mais velhas e também dos deficientes”, relatou.

Elivaldo-de-Oliveira-Costa-1-300x218

Para Elivaldo de Oliveira Costa, 41 anos, motorista da Transnacional, a capacitação foi muito proveitosa. Ele elogiou a instrutora e parabenizou a Semob por dar essa oportunidade aos motoristas de transporte coletivo. “É bastante gratificante, pois temos uma profissão muito estressante. A paciência e o respeito às regras de trânsito são essenciais que o nosso trabalho seja bem feito e reconhecido”.

Até julho deste ano já passaram pelo treinamento e qualificação 530 operadores do sistema de transporte público coletivo. Atualmente as empresas de ônibus urbanos contam com um total de 3.097 operadores.