Mais de 300 ciclistas participam das comemorações do Dia Mundial Sem Carro

passeio_-ciclistico_fotoAdrianoFranco_05-300x218

Mais de 300 ciclistas atenderam a convocação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e de grupos de pedal, deixaram o carro em casa, pegaram suas bicicletas e saíram pelas ruas da orla para comemorar o Dia Mundial da Cidade Sem Meu Carro, na noite desta segunda-feira (22) na Capital paraibana.

A concentração do evento teve início por volta das 19h30, no Busto de Tamandaré, e às 20h30 os ciclistas invadiram a Avenida Almirante Tamandaré com suas “magrelas” de todos os tipos: grandes, pequenas, simples e modernas.

Por solicitação dos ciclistas, o percurso que seguiria até o final da João Maurício foi ampliado até a Avenida Campos Sales, próximo ao Clube dos Médicos, voltando pela Fernando Luiz Henrique dos Santos, Edson Ramalho, seguindo até o final da Avenida Cabo Branco, retornando ao Busto de Tamandaré. Foram 25 quilômetros (km) feitos em uma hora e meia pelos ciclistas, acompanhados por batedores da Semob, que fizeram as intervenções no trânsito bloqueando todas as ruas do percurso para garantir a segurança dos participantes.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, que fez todo o trajeto de bicicleta, considerou a atividade do Dia Sem Meu Carro um sucesso. “Dentro da política de melhoria da mobilidade, não poderíamos deixar de realizar um evento nesta data chamando a atenção da população para novas formas de mobilidade urbana, visando o desenvolvimento sustentável e sem prejuízos ao meio ambiente. Para nós, o passeio superou as expectativas”, disse o gestor.

Para atender a essa necessidade da população, a Prefeitura tem trabalhado para que a cidade possa ter mais ciclovias e ciclofaixas. Segundo Roberto Pinto, no projeto de mobilidade que vem sendo executado pela Prefeitura, bem como nas grandes intervenções planejadas para a cidade, incluem espaços para incentivar o uso da bicicleta, não só como meio de lazer, mas como meio de locomoção no cotidiano das pessoas. “Temos quase 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e estamos trabalhando para chegar a mais de 100. Estamos concebendo um projeto cicloviário para a cidade contemplando diversos bairros e com o intuito de integrá-los ao novo sistema de transporte que a atual gestão está implantando”, ressaltou Roberto Pinto.

Pedala João Pessoa – Na ocasião, o superintendente reuniu os ciclistas e anunciou a implantação do projeto “Pedala João Pessoa”.  Ele explicou que a cada 15 dias, nas quartas-feiras à noite, a Semob realizará um passeio ciclístico com apoio dos agentes de mobilidade durante o trajeto. “Como temos diversos grupos de pedal na cidade, a Semob tomou a iniciativa de dar apoio aos ciclistas garantindo mais segurança na prática e no incentivo ao esporte”, enfatizou Roberto Pinto. O roteiro poderá ser alterado com sugestões da própria população e dos grupos de pedal.

Além do superintendente, servidores e agentes de mobilidade, que fazem parte da equipe de ciclistas, também participaram do passeio. O servidor Everaldo Peixoto, que trabalha na Divisão de Sistema Viária, parabenizou a organização do evento. “O passeio foi muito bom. Esse tipo de atividade é importante para mostrar que a bicicleta é um meio de transporte que pode ser utilizado para o trabalho e lazer”, disse o servidor, que há mais de dois anos deixou o carro em casa e vai para Semob de bike.

Quem também aderiu à bicicleta como meio de transporte para se deslocar ao trabalho foi o servidor Jarbas Barreto, que atua na Seção de Preparação de Pagamento do órgão. “Pra mim foi uma decisão acertada, pois além de ser saudável, economizo tempo e dinheiro”, afirmou.

Paixão– Para os ciclistas que participaram do passeio, pedalar é mais que um hábito, é uma paixão. “É muito prazeroso pedalar, sentir o vento no rosto. Não há sensação melhor de liberdade”, disse o nutricionista Gilberto Henriques, morador do Castelo Branco, que há 15 anos decidiu incorporar a bicicleta a seus hábitos diários. Ele parabenizou a iniciativa da Semob e falou que João Pessoa já avançou muito no que diz respeito à implantação de espaços seguros para ciclistas. “A Prefeitura tem feito a sua parte para que a cidade ganhe qualidade de vida, mas a população tem que se conscientizar respeitando as leis, a sinalização, sendo gentil no trânsito”, afirmou.

Do José Américo até o Busto de Tamandaré. Esse foi o caminho que a técnica de enfermagem, Fernanda Queiroz, percorreu para participar do passeio ciclístico. Há dois meses ela se entregou a paixão pela bicicleta e vem colhendo frutos dessa decisão. “Se a Prefeitura investir em ciclovias e ciclofaixas vai melhorar muito o trânsito”, comentou. Ela fez o passeio acompanhada de amigos e aproveitou o momento para pedir mais campanhas voltadas à segurança dos ciclistas.

Quatro grupos de pedal participaram do passeio ciclístico: Pedal Jampa, Planet Bike, Salve Bike e Pedal Marcha Lenta, Devagar e Sempre. André Nascimento, organizador do Pedal Jampa, um grupo de 200 amigos criado há sete anos para divulgar o ciclismo na Capital, afirmou que esse tipo de atividade realizado pela Prefeitura é de grande importância para conscientizar a população, não só para respeitar o ciclista, mas a  incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse André Nascimento.