Previous
Next

Mais de 300 ciclistas participam das comemorações do Dia Mundial Sem Carro

passeio_-ciclistico_fotoAdrianoFranco_05-300x218

Mais de 300 ciclistas atenderam a convocação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e de grupos de pedal, deixaram o carro em casa, pegaram suas bicicletas e saíram pelas ruas da orla para comemorar o Dia Mundial da Cidade Sem Meu Carro, na noite desta segunda-feira (22) na Capital paraibana.

A concentração do evento teve início por volta das 19h30, no Busto de Tamandaré, e às 20h30 os ciclistas invadiram a Avenida Almirante Tamandaré com suas “magrelas” de todos os tipos: grandes, pequenas, simples e modernas.

Por solicitação dos ciclistas, o percurso que seguiria até o final da João Maurício foi ampliado até a Avenida Campos Sales, próximo ao Clube dos Médicos, voltando pela Fernando Luiz Henrique dos Santos, Edson Ramalho, seguindo até o final da Avenida Cabo Branco, retornando ao Busto de Tamandaré. Foram 25 quilômetros (km) feitos em uma hora e meia pelos ciclistas, acompanhados por batedores da Semob, que fizeram as intervenções no trânsito bloqueando todas as ruas do percurso para garantir a segurança dos participantes.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, que fez todo o trajeto de bicicleta, considerou a atividade do Dia Sem Meu Carro um sucesso. “Dentro da política de melhoria da mobilidade, não poderíamos deixar de realizar um evento nesta data chamando a atenção da população para novas formas de mobilidade urbana, visando o desenvolvimento sustentável e sem prejuízos ao meio ambiente. Para nós, o passeio superou as expectativas”, disse o gestor.

Para atender a essa necessidade da população, a Prefeitura tem trabalhado para que a cidade possa ter mais ciclovias e ciclofaixas. Segundo Roberto Pinto, no projeto de mobilidade que vem sendo executado pela Prefeitura, bem como nas grandes intervenções planejadas para a cidade, incluem espaços para incentivar o uso da bicicleta, não só como meio de lazer, mas como meio de locomoção no cotidiano das pessoas. “Temos quase 50 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e estamos trabalhando para chegar a mais de 100. Estamos concebendo um projeto cicloviário para a cidade contemplando diversos bairros e com o intuito de integrá-los ao novo sistema de transporte que a atual gestão está implantando”, ressaltou Roberto Pinto.

Pedala João Pessoa – Na ocasião, o superintendente reuniu os ciclistas e anunciou a implantação do projeto “Pedala João Pessoa”.  Ele explicou que a cada 15 dias, nas quartas-feiras à noite, a Semob realizará um passeio ciclístico com apoio dos agentes de mobilidade durante o trajeto. “Como temos diversos grupos de pedal na cidade, a Semob tomou a iniciativa de dar apoio aos ciclistas garantindo mais segurança na prática e no incentivo ao esporte”, enfatizou Roberto Pinto. O roteiro poderá ser alterado com sugestões da própria população e dos grupos de pedal.

Além do superintendente, servidores e agentes de mobilidade, que fazem parte da equipe de ciclistas, também participaram do passeio. O servidor Everaldo Peixoto, que trabalha na Divisão de Sistema Viária, parabenizou a organização do evento. “O passeio foi muito bom. Esse tipo de atividade é importante para mostrar que a bicicleta é um meio de transporte que pode ser utilizado para o trabalho e lazer”, disse o servidor, que há mais de dois anos deixou o carro em casa e vai para Semob de bike.

Quem também aderiu à bicicleta como meio de transporte para se deslocar ao trabalho foi o servidor Jarbas Barreto, que atua na Seção de Preparação de Pagamento do órgão. “Pra mim foi uma decisão acertada, pois além de ser saudável, economizo tempo e dinheiro”, afirmou.

Paixão– Para os ciclistas que participaram do passeio, pedalar é mais que um hábito, é uma paixão. “É muito prazeroso pedalar, sentir o vento no rosto. Não há sensação melhor de liberdade”, disse o nutricionista Gilberto Henriques, morador do Castelo Branco, que há 15 anos decidiu incorporar a bicicleta a seus hábitos diários. Ele parabenizou a iniciativa da Semob e falou que João Pessoa já avançou muito no que diz respeito à implantação de espaços seguros para ciclistas. “A Prefeitura tem feito a sua parte para que a cidade ganhe qualidade de vida, mas a população tem que se conscientizar respeitando as leis, a sinalização, sendo gentil no trânsito”, afirmou.

Do José Américo até o Busto de Tamandaré. Esse foi o caminho que a técnica de enfermagem, Fernanda Queiroz, percorreu para participar do passeio ciclístico. Há dois meses ela se entregou a paixão pela bicicleta e vem colhendo frutos dessa decisão. “Se a Prefeitura investir em ciclovias e ciclofaixas vai melhorar muito o trânsito”, comentou. Ela fez o passeio acompanhada de amigos e aproveitou o momento para pedir mais campanhas voltadas à segurança dos ciclistas.

Quatro grupos de pedal participaram do passeio ciclístico: Pedal Jampa, Planet Bike, Salve Bike e Pedal Marcha Lenta, Devagar e Sempre. André Nascimento, organizador do Pedal Jampa, um grupo de 200 amigos criado há sete anos para divulgar o ciclismo na Capital, afirmou que esse tipo de atividade realizado pela Prefeitura é de grande importância para conscientizar a população, não só para respeitar o ciclista, mas a  incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. “A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse André Nascimento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Agende seu atendimento

Carregando...