Semob faz vistoria em 70,69% da frota de veículos de transporte escolar

semob_vistoria-300x218A Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) concluiu o calendário da vistoria do transporte escolar. Foram inspecionados 304 dos 430 veículos da frota cadastrada, o que corresponde a um percentual de 70,69%. Além da taxa fixada em R$ 54,68 (Ufir), o permissionário que não realizou a inspeção no prazo do calendário ainda terá que pagar uma multa no valor de R$ 20,51.
Do total de veículos vistoriados, 287 atenderam aos requisitos exigidos no regulamento para este tipo de transporte. Os outros 17 ficaram com pendências e deverão regularizar os itens que foram reprovados para conseguir o selo de cor azul claro, que comprova a vistoria e permite a prestação do serviço.
Os principais motivos da reprovação foram pneus fora do padrão exigido, extintores de incêndio com prazo de validade vencido ou em desacordo com a padronização, faixas de sinalização danificadas, sistema elétrico defeituoso ou com lâmpadas queimadas de sinaleiras, faroletes, faróis, para-brisas trincados, ausência de equipamentos obrigatórios (cintos de segurança, triângulo de sinalização, macaco, chave de roda, e tacógrafo).
Os itens referentes à segurança e aos equipamentos obrigatórios devem ser regularizados para que o permissionário transporte estudantes. Na capital uma média de sete mil crianças utiliza o transporte escolar no deslocamento ate as escolas.
FiscalizaçãoA partir desta quarta-feira (6), as equipes de fiscalização farão blitzen próximas às instituições de ensino, para coibir a circulação dos escolares irregulares.
O chefe da seção de Fiscalização, Murilo Sérgio, explicou que os veículos que forem cadastrados e estiverem circulando sem o selo de cor azul claro, será recolhido o alvará e aplicada multa de R$ 68,35, prevista no regulamento do serviço de transporte de escolares. Caso o veículo cadastrado for abordado pela segunda vez, será aplicada multa de R$ 85,13, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Os veículos clandestinos, a penalidade é de R$ 544,60 prevista na Lei Municipal Complementar número 44/2007 e apreensão do veículo”, esclareceu o servidor.
Para mais informações, os pais devem entrar em contato pelos números 0800-281-1518 ou 3218-9350. Informações e reclamações: 0800-281-1518, 3218-9330 e 3218-9336. A Semob fica localizada na BR 230, Km 25 (próximo ao Almeidão).