A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou nesta quarta-feira (30) o programa de qualificação e capacitação continuada para os agentes de mobilidade urbana e servidores do órgão. A primeira atividade foi a realização da palestra sobre a ‘A Década de Ações para Segurança Viária e o Agente de Mobilidade Urbana’. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a presença de diretores, agentes de mobilidade, chefes de seção e servidores administrativos da Semob, que atuam no trânsito da capital paraibana.
O objetivo foi socializar o conhecimento promovendo a educação para o trânsito, trocar experiências e discutir o papel do agente de mobilidade urbana na redução de acidentes. Para falar sobre o assunto foi convidado o especialista em trânsito, tenente Coronel Israel de Moura Farias, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, um dos destaques nesse cenário com vasta experiência profissional em países como Estados Unidos, Canadá e Espanha, onde participou de congressos, realizou instruções, e no Brasil coordena palestras e curso sobre trânsito.
O tema foi sugerido pela diretoria da Semob como forma de trazer aos agentes de mobilidade e servidores conhecimentos e atualizações sobre as exigências para a segurança viária nos próximos 10 anos e suas consequências na vida das pessoas. Durante toda a manhã, Moura abordou temas presentes no dia a dia dos agentes de mobilidade, que se identificaram com as situações apresentadas pelo especialista e histórias contadas por ele quando trabalhava em operações de trânsito pelas ruas do Recife.
Na ocasião, ele mostrou dados estatísticos de acidentes fazendo paralelo entre vários países que conseguiram reduzir os acidentes de trânsito; falou sobre a mobilidade e a sustentabilidade, administração de trânsito, gastos com a mobilidade (perda de produção, danos a propriedade, custos médicos-hospitalar), apresentou tabela de crescimento da frota de veículo, problemas e a violência no trânsito e apontou a educação como o caminho para tornar o trânsito menos violento e mais humanizado.
Agradecimento – Na abertura do evento, o superintendente executivo de mobilidade urbana, Roberto Pinto destacou a importância da palestra para valorização dos servidores da Semob, inserida dentro da política proposta pelo prefeito Luciano Cartaxo, que inclusive prioriza o tema mobilidade urbana em suas ações de governo. Ele não poupou elogios ao palestrante Moura a quem considerou um profissional extremamente qualificado e didático para esse processo de capacitação dos agentes de mobilidade e servidores administrativos.
“Esse momento é significativo para possamos ficar antenados com as novas mudanças, as novas resoluções na área de trânsito, além de ser um cenário ideal para dialogar, discutir, trocar experiência e aprender juntos”, disse o superintendente. Ele aproveitou o momento para agradecer o empenho e dedicação com que os agentes de mobilidade urbana atuam em nossa cidade.
Na opinião do gestor, é imprescindível a qualificação de profissionais que atuam no trânsito, especialmente os agentes, para cada vez mais ampliar seus conhecimentos com a finalidade de oferecer um melhor serviço à população. “Essa é a função básica do agente de mobilidade, educar, agilizar, garantir a fluidez do trânsito quando há algum impedimento e auxiliar as pessoas”, afirmou.
Desmistificar imagem– A necessidade de desmistificar a imagem de que o agente de mobilidade só chega para punir também faz parte desse processo de valorização dos servidores da Semob. Segundo Roberto Pinto, a punição existe porque faz parte da legislação de trânsito, mas a Autarquia vai trabalhar cada vez mais na capacitação dos agentes com intuito de melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos e, com isso, mudar essa imagem.
Outros cursos– Além dessa palestra, organizada pela equipe da Divisão de Recursos Humanos (DIRH), a Semob está programando outros cursos, inclusive uma capacitação com ampla carga horária, abordando temas como legislação de trânsito específica, fazendo uma revisão de todo Código de Trânsito; cursos de relação interpessoal; módulos de educação para o trânsito; operação de trânsito, para atuação em eventos, e um conjunto de módulos para que o agente possa se qualificar da melhor forma possível e oferecer esse serviço a população muito melhor a cada dia.
No auditório, atento a apresentação do palestrante estava o agente de No auditório, atento a apresentação do palestrante estava o agente de mobilidade Ítalo Euler, que há 10 anos trabalha nas ruas fiscalizando o trânsito e educando a população. “É gratificante pra gente quando há uma preocupação com a nossa valorização. Essa palestra veio em boa hora para que nós que estamos diretamente na rua possamos executar melhor o nosso trabalho e diminuir assim os problemas no trânsito”.
Atualmente, o tenente coronel Moura viaja ministrando a palestra, além de manter um grupo no facebook ‘Legislação e Direito no Trânsito’ onde responde dúvidas de membros de todo o país. Além do superintendente Roberto Pinto, participaram da palestra os diretores de planejamento, Adalberto Araújo, e de operações, Cristiano Nóbrega.