Cartaxo anuncia reajuste de 6,5% no salário dos servidores e define data base

gilbertofirmino-2-300x218O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta quinta-feira (26) um reajuste linear de 6,5% nos salários dos servidores municipais. O percentual é superior à inflação registrada nos últimos 12 meses, que foi de 6,08%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que, reforça o gestor, representa um ganho real para os profissionais. Este é o segundo reajuste com ganhos acima da inflação concedido pelo governo municipal em um ano e meio.
O reajuste salarial vai representar a injeção de mais R$ 1,2 milhão na economia do município. O montante foi definido após cinco rodadas de negociações com os sindicatos que representam à categoria. Outra iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, em atendimento às reivindicações dos servidores, foi a definição da data base para novos reajustes, que será o dia 30 de junho.
Contabilizando-se o reajuste deste ano, a melhoria salarial dos servidores pessoenses foi de 15,02% ao longo de um ano e seis meses de governo, um ganho real de 5,82% acima da inflação. Neste mesmo período, com base no INPC, a inflação foi de 9,2%, contabilizando-se o índice até o mês de maio, o último fechado pelo instituto. A medida, segundo Cartaxo, é fruto de uma política de forte valorização dos servidores municipais.
O secretário de Articulação Política do Município, Lucius Fabiani, enfatizou que além dos ganhos salariais, a data base da categoria também foi uma conquista, fruto de compromisso assumido pelo prefeito de João Pessoa. “Esses ganhos são fruto do diálogo constante entre a administração municipal e o funcionalismo público”, destacou.
O projeto que garante a data base será enviado nesta sexta-feira (27) à Câmara de Vereadores pelo prefeito Luciano Cartaxo. Ele lembrou que a medida é uma conquista histórica dos servidores municipais.
Valorização – Essa é a segunda medida visando à valorização dos servidores adotada pela Prefeitura de João Pessoa neste mês. A primeira foi a antecipação de metade do 13° salário dos profissionais. A iniciativa representou a injeção de R$ 31 milhões a mais na economia de João Pessoa. O benefício foi depositado na conta dos servidores no último dia 12. Além disso, os profissionais recebem seus salários sempre dentro do mês trabalhado.