A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com uma ação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), iniciou, nesta sexta-feira (7), uma série de atividades em comemoração ao mês da mulher. Com o tema “Mulher: Afirmação da Cidadania”, as ações estão programadas para março, com a realização de ciclos de capacitação, oficinas sobre gênero e violência, mobilizações nas comunidades, pedalada, atrações culturais e sessão especial na Câmara Municipal.
A programação completa pode ser conferida no link: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/seppm/mulher-afirmacao-da-cidadania-2014/
Segundo secretária titular da SEPPM, Socorro Borges, o objetivo da ação é dar visibilidade não só ao Dia Internacional da Mulher – comemorado dia 8 de março – mas também trabalhar, durante todo mês, uma série de atividades que consolidem políticas públicas já existentes e instaurar novas.
“Será uma oportunidade de discutir com as comunidades, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada a afirmação da cidadania das mulheres, como também chamar atenção para a o papel de todos nós, cidadãos e cidadãs, e gestão pública na luta e enfrentamento à violência contra as mulheres”, destaca Socorro Borges.
O mês de mobilização começou nesta sexta-feira (7), com uma roda de diálogo: ‘Políticas Públicas para Mulheres Lésbicas’ e Inauguração da Sede do Grupo Maria Quitéria, às 16h, na Sede LGBT, no Centro. Outras atividades estão previstas como eventos permanentes como Veiculação de Campanhas de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, no Tambiá Shopping; Intervenção de comunicação social (grafitagem) sobre exploração e violência sexual contra meninas e mulheres, em vários espaços públicos; e o curso Formação de Multiplicadores em Gênero, Sexualidade e Saúde, no Espaço Equilíbrio do Ser, nos Bancários.
Atividades – Na programação, destaque para Abertura dos PSFs para atendimento das Mulheres, neste sábado (8); Caminhada Saudável com Feira de Serviços; Feira de Serviço no Tambia Shopping; Março Inclusivo da Associação de Deficientes e Familiares; 2º Festival de Patchwork e Quilt do Nordeste; I Torneio – Goleando o Preconceito Sede LGBT, na Quadra da Praça da Paz, nos Bancários; Oficina de Sexualidade para Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Sede do Movimento LGBT; Oficina com trabalhadores/as da saúde: ‘Atenção Integral às Mulheres Vítimas de Violência’, no Auditório do Instituto Cândida Vargas; Estação de Serviços de Saúde para Servidora, no Centro Administrativo; Seminário Maria da Penha para Todas – Pensando Estratégias de Acesso para Mulheres Lésbicas, Trans, Bissexuais e Negras, nas Políticas de Enfrentamento à Violência Domésticas, no auditório do Cecapro; I Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável, no Ponto Cem Réis; Pedalada Lilás – Pelos Direitos das Mulheres, na Ciclofaixa e Oficina de Formação para Profissionais de Saúde no Atendimento às Mulheres – Lésbicas, Trans, Bissexuais e Negras.
Apoio – O Município de João Pessoa conta com o serviço de atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência, que é o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, vinculado a SEPPM. Com sete anos de atuação, o Centro realiza atendimentos presenciais e também por telefone. O serviço pode ser acessado pelo telefone 0800 283 38 83.